O dado fornecido foi que o Minerva opera 85% focado no mercado de commodity e 15% no mercado de carnes especiais. E mais importante, que só paga prêmio em negociações pontuais.
Vamos traduzir o que isso significa: eles operam no velho sistema bica corrida, ou seja, abatem o gado que chega e separam pós abate as melhores carcaças em um sistema de garimpo.
Linha de desossa de uma grande indústria |
As carnes diferenciadas desses frigoríficos são basicamente oriundas de animais confinados em suas unidades de confinamento. O modelo é o mesmo para as três empresas e o Marfrig é o tem mais quantidade e foco nesse segmento.
Acontece que existem dezenas de pecuaristas que podem fazer o mesmo, confinar ou terminar à pasto do jeito que os frigoríficos quiserem. É só combinar ou melhor, basta deixar claro o prêmio e a especificação do bovino que se deseja (idade, sexo, peso, etc...).
Seria melhor para todos e pouparia recursos dos frigoríficos que poderiam investir mais em marketing, em processos industriais, melhorar seu caixa e outras providências urgentes que estão visíveis para quem analisa balanços e DREs dessas companhias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário